FAT
 

Os 12 passos do AA, visualização completa em Video

gora você vai saber em detalhes tudo sobre nosso programa de tratamento. As etapas são:

1ª Etapa
Desintoxicação e adaptação ao convívio; conhecimento do programa; Após 90 dias: 3 dias de ressocialização em casa.

2ª Etapa
Escrever inventário pessoal (auto-conhecimento profundo) e leitura, após dois atendimentos psicológicos Sete dias de ressocialização.

3ª Etapa
Programa de reinserção sócio-familiar. Acompanhamento na sala (grupo GAMA) realizado às Segundas-Feiras, com as familias.

Os pricipios fundamentais que regem nossa instituição são: o AMOR, DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE, LIBERDADE e TRABALHO, visando a melhoria da qualidade de vida do dependente e sua familia.

A Dependência Química é uma doença: progressiva, incurável e fatal, logo a recuperação é progressiva, contínua e traz vida em plenitude. Não existe uma cura, médico ou remédios, pois ela é incurável. O que podemos fazer é tratar e estacionar. O modelo de internação que seguimos é o de conscientização. Baseado na filosofia de doze passos de Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA), estamos alcançando excelentes resultados. Este é o modelo de tratamento onde hoje há mais adictos (dependentes) em recuperação no mundo.

Oferecemos ao interno, dentro de nossas dependências o programa de doze passos, espiritualidade, o programa de tratamento, atendimento psicológico, quatro refeições diárias, vigilância e demais nescessidades para a recuperação do interno.

A doença da adicção tem três aspectos principais: físico, mental e espiritual. Explicaremos detalhadamente como é feito o trabalho em cada um destes aspectos.

Aspecto Físico – Compulsão e Debilidade Física
Compulsão:
Compulsão é a incapacidade de parar de usar uma vez que se tenha começado. Para estacioná-la é nescessário fundamentalmente a internação em regime de liberdade restrita, é por este aspecto da doença que nescessariamente o dependente se afaste da sociedade durante este período. A duração do período de internação é de seis meses incluindo as ressocializações para pacientes que nunca estiveram internados ou tenham concluído uma internação baseada em 12 passos. Para recaídos o programa tem o nome de “Volta de uma Recaída”, onde é feito um trabalho específico e dura dois meses (sem ressocialização). O tempo é o melhor remédio para a compulsão, que em uma média de 30 a 45 dias já não tem mais o poder físico sobre a pessoa.

Debilidade Física:
A disciplina por incrível que possa parecer é fundamental para o reestabelecimento físico. O relógio biológico se ajusta novamente. Há horário para dormir e acordar, as quatro refeições do dia são feitas nos respectivos horários e equilibradas nutricionalmente, porém para que isto ocorra o residente deve permanecer na casa pelo tempo sugerido. O Físico se reestabelece.

Aspecto Mental – Obsessão e Estado Emocional
Obsessão:
A obssessão é o desejo incontrolável que nos leva a usar, mesmo destruindo nossas vidas. Ela força o indivíduo a usar drogas repetidas vezes, mesmo contra sua própria vontade,
Para tratar este aspecto, o adicto irá aprender as ferramentas que irão ensinar a pessoa a lidar com esta vontade de usar drogas. Esta é uma parte da doença que está sempre ativa, 24 horas, até mesmo enquanto dormimos, é ela que nos leva até mesmo a sonhar com o uso de drogas. Com o tempo limpo ela diminui, mas para qualquer adicto, cedo ou tarde terá que lidar com ela, para isso trabalhar os passos é fundamental, o interno receberá as ferramentas para lidar com esta grande dificuldade.

Estado Emocional:
O equilíbrio emocional é fundamental, normalmente a pessoa chega arrasada emocionalmente e com uma completa perda da própria indentidade. A recuperação não se dá simplesmente por ficarmos limpos. Quando nos abstemos de todas as drogas (e isto também se refere ao álcool e à maconha), encaramos sentimentos com os quais nunca tínhamos lidado com êxito. Experimentamos até sentimentos que nunca éramos capazes de sentir no passado. Devemos estar dispostos a encarar novos e velhos sentimentos, à medida que eles aparecem. Aprendemos a experimentar sentimentos e compreendemos que não nos podem prejudicar, se não agirmos em função deles. Ao invés de agir, guiados por esses sentimentos, que não conseguimos controlar, nós PARTILHAMOS, para isso existem as nossas reuniões de partilha, o padrinho, os conselheiros, o coordenador e o trabalho psicológico. Partilhando, aprendemos a trabalhar os sentimentos. Há muitas possibilidades de que alguém de nós tenha tido uma experiência semelhante e possa assim partilhar o que funcionou. Os Doze Passos, os novos amigos, padrinhos, a equipe, meditação/relaxamento e concientização da doença, todos esses fatores nos ajudam a lidar com esses sentimentos. Com o passar do tempo nossas alegrias se multiplicam ao compartilharmos os bons dias; aliviamos as nossas tristezas ao compartilharmos os maus dias. Pela primeira vez nas nossas vidas não precisamos vivenciar nada sozinhos. Agora temos um grupo, o atendimento psicológico e podemos desenvolver uma relação com um Poder Superior que pode estar sempre conosco.

Aspecto Espiritual – A Serenidade de Volta
Qualquer estilo de vida que busque uma realização espiritual parece exigir exatamente aquilo que falta na adicção: liberdade, boa vontade, ação criativa e crescimento pessoal. Com liberdade, a vida é um processo que avança e se modifica com sentido. Olha-se para frente com uma expectativa razoável de melhor e mais rica realização dos nossos desejos e um preenchimento espiritual do nosso eu individual. Essas são, naturalmente, algumas das manifestações do progresso que resulta da prática diária dos Doze Passos.
O programa espiritual, como os grupos de auto-ajuda, faz parte do tratamento e é obrigatória. A Instituição é de caráter Cristão Católico. Independente da sua religião, pregamos que qualquer pessoa é aceita e pode ter um Poder Superior de sua compreensão, desde que siga às diretrizes de Ser Bondoso, Amoroso e Maior do que a pessoa.
O convívio em comunidade e igualdade é uma ação que inclui outras pessoas além de nós mesmos — uma maneira de considerar os outros tão importantes nas suas vidas quanto nós na nossa.

Atividades Terapêuticas

Grupo de Auto-Ajuda (reunião de sentimentos):
Esta reunião tem por objetivo, fazer com que o residente partilhe os sentimentos identificados no decorrer do dia. É muito importante esta reunião de partilha, pois o residente aprende a identificar e expressar seus sentimentos, tornando-se conhecido para o restante do grupo, e ouvindo sua própria voz falando de si. Este também ouve as individualidades do outro. Tudo isso com a possibilidade de ouvir retorno dos companheiros. O retorno é uma forma de avaliação, e de ser ajudado por parte dos companheiros aos sentimentos que vive o partilhador, sempre com intuito de crescimento na recuperação. É através dos retornos que os companheiros, a partir de suas experiências sugerem alternativas. Sempre quando alguém partilha seus sentimentos, eles coincidem com os sentimentos de outros companheiros ali presentes, formando-se assim, elos de união e objetivos comuns.

Psicoterapia:
Individual:
O atendimento ocorre em sessões semanais de 50 minutos/sessão.uma vez por semana por sua psicóloga (profissional esta especializada em dependência química, com ampla experiência), este atendimento possibilita com que o residente entre em contato com suas dificuldades e consiga alternativas viáveis ao seu equilíbrio emocional, promovendo o desbloqueio de núcleos de conflitos que geram situações tensionais. propicia um espaço de reflexão, buscando estratégias de enfrentamento para situações de risco, tão necessárias na vida de um dependente químico.
Familiar:
O atendimento ocorre quando nescessário. Busca uma reestruturação na dinâmica familiar, possibilitando a sua reabilitação e fortalece vínculos afetivos.

Biologia:
É um ciclo de cinco reuniões que apresentam ao residente como funcionam os mecanismos de busca de prazer/recompensa no cérebro, que pede drogas e/ou algo externo e quais as ferramentas que podem ajudá-lo a identificar e lidar quando estes mecanismos entram em ação.

Reunião de 12 Passos:
Reuniões ministradas com o objetivo de oferecer aos residentes aprendizado e reflexão sobre os passos, princípios espirituais e toda a literatura de Narcóticos Anônimos.

Reunião de Tradições de NA:
Objetivo: Educar o indivíduo a viver em grupo e criar responsabilidade e vínculo no todo.

Reunião Escrevendo os Passos:
Semanal, baseada no guia para trabalhar os passos de Narcóticos Anônimos, os residentes escrevem e partilham sobre suas experiências pessoais sobre os passos.

Laborterapia
(Terapia do Trabalho) atividade realizada no período da manhã. Nossos objetivos com a Laborterapia, além da "não ociosidade", são inúmeros; por exemplo:
• Trabalhar os sentimentos (mágoa, orgulho, frustração, perda, raiva, amor, etc.);
• Descobrir e desenvolver habilidades;
• Elevar sua auto-estima;
• Produzir, tendo a possibilidade de ver o fruto da produção;
• Aceitar limites e regras;
• Ter disciplina;
• Perceber suas responsabilidades,;
• Assimilar a ajuda mútua;
• Desenvolver a percepção e a preocupação com o outro;
Concentração e Atenção;
• Desenvolver noção de começo, meio e fim de uma atividade;
• Aprimoramento de conduta e caráter;
• Organização, Reabilitação física, entre outros.
*Os trabalhos são executados em grupos, divididos.

Prova:
Realizada quinzenalmente, e tem como objetivo testar os conhecimentos e incentivar o residente a estudar os passos e a literatura de NA.

Gincana do Conhecimento:
Realizada quinzenalmente, de uma forma divertida e construtiva são formados grupos para responder questões relacionadas aos passos.

Videoterapia:
Realizada quinzenalmente, são passados filmes temáticos e aberto para discussão em grupo por um psicólogo abordando temas específicos.
Espiritualidade
Realizada diariamente, após o café da manhã é a primeira reunião do dia. Cantamos dois louvores no início da reunião, depois é lido um capítulo da Bíblia Sagrada e aberto para que o grupo comente, ao término o facilitador da reunião faz as considerações finais.

Yôga:No momento estamos sem um profissional para dar as aulas,voltaremos em breve
É uma disciplina que abrange inúmeros conceitos. Conhecido por suas técnicas corporais e seus efeitos extremamente positivos no organismo. Um de seus caminhos começa a partir do corpo. Para isso são utilizadas técnicas de respiração, purificação física e energética, flexibilidade muscular e articular, força muscular, descontração profunda, mentalização, concentração e meditação

Alcoólicos Anônimos:
Mensalmente recebemos membros de Alcoólicos Anônimos que vem trazer a mensagem de força, fé e esperança.

Narcóticos Anônimos – Painel Hospitais e Instituições:
Quinzenal, H&I é o SubComitê de Hospitais e Instituições e faz parte da estrutura de serviços de Narcóticos Anônimos. Estes não tem nenhum vínculo com a instituição e nenhunhum dos membros recebe qualquer remuneração. O propósito de uma reunião de H&I é levar a mensagem de recuperação de NA a adictos que não tenham livre acesso à reuniões normais de Narcóticos Anônimos. As reuniões tem por objetivo simplesmente apresentar aos participantes alguns dos princípios básicos do programa de NA.

Reunião com Seminaristas:
Quinzenal, recebemos os seminaristas locais que vem exclarecer muitas dúvidas sobre a espiritualidade, a Bíblia e uma vida regrada.

Reunião com Franciscanos:
Quinzenal, são missionários Franciscanos que se baseiam nos princípios de castidade, obediência e pobreza. Enriquesse muito nossa espiritualidade e trabalha conosco o princípio de humildade.

Missa:
Quinzenal, o Padre da Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração ministra a Missa em nossa capela, onde comungamos. Todos os primeiros domingos do mês vamos à Igreja São Benedito e participamos da Missa.

Grupo Focolares:
Trata-se de uma espiritualidade Ecumênica, onde é lida a Palavra de Vida, que é a reflexão mensal de Chiara Lubich, fundadora dos Focolares. Ela introduz diretamente no nosso programa outros elementos que ele quer ou permite, para que a nossa existência adquira o verdadeiro sentido e alcance o objetivo para o qual foi criada.

Futebol:
Semanalmente vamos à quadra da Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração para jogar futebol. O esporte visa a aprendizagem. A preocupação não é com o resultado, mas com o processo contínuo de auto-conhecimento e trabalho em equipe propiciado pela prática esportiva.

Alimentação:
Café da Manhã: Pão com manteiga, Café com Leite
Almoço (Segunda a Sábado): Arroz, Feijão, Salada, Acompanhamento: Legumes, ou carne com legumes ou salsicha, ou torta (legumes ou peixe ou carne moída) ou polenta ou picadinho de carne com batatas ou frango assado e Suco Natural.
Almoço (Domingo): Macarronada, coxa ou sobre-coxa Assada, Salada de Maionese e Suco Natural
Lanche da tarde: Chá ou Vitamina e Pão com manteiga ou bolo ou pão com recheio.
Jantar (Segunda a Sábado): Arroz, Feijão, Salada, Acompanhamento: Legumes, ou carne com legumes ou salsicha, ou torta (legumes ou peixe ou carne moída) ou polenta ou picadinho de carne com batatas ou frango assado e Suco Natural.
Jantar (Domingo): Sopa e Suco Natural

Horário Livre:
Por incrível que possa parecer, o horário livre é extremamente terapêutico, pois é nele que há o convívio e o residente pode se perceber e ser notado pelos demais companheiros de como está indo sua prática e aplicação do programa.

TRE - Terapia Racional Emotiva:
São reuniões semanais que ensinam o dependente a como lidar com os sentimentos. Estudamos: A Raiva, A Vergonha, Rei Bebê, O Luto, Pensamento Destrutivo e outros temas. Estes estudos são muito importantes na recuperação.

Visita:
Tem como objetivo a reintegração familiar e visa amenizar os conflitos criados pela adicção ativa.

Grupo GAMA:
São as reuniões realizadas às Segundas para a família, e há também uma sala para os dependentes, onde os ex-residentes vem trazer a mensagem de força, fé e esperança e aqueles que estão terminando o tratamento participam e começam a adquirir o hábito de freqüência às salas.

Volta de uma Recaída:
Avaliação de pessoas que fazem o tratamento Volta de uma Recaída, onde a pessoa expõe suas dificuldades e pode ser ajudado pelo grupo e pelo facilitador da reunião
.

 

 









 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 








 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 


 


 

 


Pequenos passos, mais muitos deles, alcançam os objetivos.


Casa de Apoio ao Drogado e ao Alcoólatra - Fone/Fax: 11 2779.6420
Av. Verador Abel Ferreira nº 1.501 - Jd. Anália Franco - 03340-000 - São Paulo-SP